“A primeira coligação que queremos fazer é com o povo”, afirma Bauer

O senador Paulo Bauer, líder do PSDB no Senado, foi lançado oficialmente neste domingo (29/07) candidato a governador de Santa Catarina em convenção estadual do partido, realizada no Centro de Exposições da Expoville em Joinville, Norte do Estado.

“A primeira coligação que o PSDB quer fazer é com o povo catarinense. É com o povo que nós vamos coligar, é com a sociedade que vamos coligar. É hora do PSDB assumir o governo do Estado e iniciar uma nova história em Santa Catarina para o bem da nossa gente”, destacou Paulo Bauer em discurso na convenção.

Joinville foi escolhida como palco da convenção tucana por ser a base eleitoral de Paulo Bauer, onde se elegeu pela primeira vez para um cargo público – deputado estadual – em 1986.

O evento reuniu 3,4 mil filiados do PSDB de todas as regiões catarinenses e entrou para a história, tanto do partido quanto da cidade. “Esta não é apenas a maior convenção da história do PSDB de Santa Catarina. Esta é a única convenção da história da cidade de Joinville em todos os tempos e é daqui que vai ser construída a nossa vitória”, afirmou Bauer durante o discurso.

Os 586 convencionais aprovaram praticamente por unanimidade (foram 579 votos sim, 3 votos não, 1 voto nulo e 3 abstenções) os nomes de Bauer como candidato ao Governo de Santa Catarina e de Napoleão Bernardes, ex-prefeito de Blumenau, para o Senado, além de autorizar a Executiva Estadual tucana definir as demais questões até o prazo legal, que se encerra em 5 de agosto.

Segunda eleição

Esta será a segunda vez que Paulo Bauer disputará o Governo de Santa Catarina. Em 2014, ele recebeu 30% dos votos válidos no primeiro turno e quase levou a eleição para o segundo.

O líder do PSDB no Senado destacou a força da estrutura partidária atual, elogiou o trabalho capitaneado pelo presidente Marcos Vieira e salientou que o partido ainda avalia a possibilidade de fechar coligações com outras legendas. “Os outros partidos são bem-vindos que quiserem se somar ao projeto, mas nosso compromisso é com Santa Catarina e assim será. Diante de uma aclamação dessas, e diante de tudo que foi feito até aqui, com o apoio incondicional do partido, seguir em frente é algo inegociável”, disse.

O presidente estadual do PSDB, Deputado Marcos Vieira, fez questão de registrar o evento como o maior já realizado pelo PSDB catarinense em seus 30 anos de história recém completados. “Esse 29 de julho é histórico para o PSDB, mas também para mim, que tenho 29 anos de jornada nesse Partido. Era um sonho ver o nosso PSDB assim, forte, unido, preparado para governar Santa Catarina. Todos nós trabalhamos muito para isso e aqui estamos, com toda essa estrutura para fazer de Paulo Bauer o próximo Governador e de Napoleão Bernardes Senador da República”, destacou.

Biografia

Paulo Bauer nasceu em Blumenau em 1957. Aos 18 anos, deixou a casa dos pais em Jaraguá do Sul para morar em Joinville, onde fez faculdade de Ciências Contábeis e Administração e deu início à militância no Diretório Acadêmico da então Furj.

Em Florianópolis, a partir de 1980, assumiu a vice-presidência da Empresa de Eletrificação Rural de Santa Catarina, onde também ocupou a Presidência até eleger-se deputado estadual em 1986.

Paulo Bauer ocupou por duas vezes o cargo de secretário de Educação de Santa Catarina (1991-1995 e 2007-2010). Entre 1999 e 2002, foi vice-governador do Estado.

Deputado federal por quatro mandatos, elegeu-se senador em 2010 com mais de 1 milhão de votos. Desde 2017, é o líder da Bancada do PSDB no Senado.